L.A.E.

      sede_lae. 

A Liga dos Amigos da Erada completou nove anos de vida em 18 de Janeiro de 2000. Neste período e à semelhança de muitas outras associações culturais sem fins lucrativos, teve diferentes ritmos de intervenção;  a sua acção na cultura, educação e desporto é já bem visível na Erada, graças não só ao apoio dos sócios e dos eradenses em geral mas sobretudo à determinação e dedicação dos elementos que têm constituído as diferentes  Direcções. polidesportivo

    De entre as muitas realizações e actividades desenvolvidas pela Liga dos Amigos da Erada (L.A.E.), podemos destacar : organização da Semana Cultural, dinamização da noite de Natal e festa de Natal para crianças, atribuição de prémios aos melhores alunos da freguesia, criação e organização de uma Biblioteca, apoio a uma classe de ginástica de manutenção,Os troféus fomento do   desporto, organização de um Campo de Férias para estudantes, participação em programas OTJ e OTL, apoio à construção do Pavilhão Polidesportivo, recuperação de um carro de bois e monumento ao emigrante.lae.

Havia outros objectivos da Liga dos Amigos da Erada, quando da sua fundação que têm sido esquecidos mas que seria importante concretizar com vista à preservação da nossa memória e cultura: a criação de um museu etnográfico, a recolha de lendas e melodias eradenses e a recuperação e preservação dos símbolos comunitários - lagar do vinho, forno do pão, chafariz do terreiro(?). Este trabalho só será possível se for conseguida uma maior cooperação entre as diferentes associações culturais ou recreativas e as outras instituições existentes, nomeadamente a Igreja e Junta de Freguesia.

   Actualmente, já dispõe na sua Sede de computadores com ligação à Internet e outros outros materiais informáticos, permitindo às crianças e jovens eradenses acompanhar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

    Entretanto e porque o espaço disponível se mostrava limitado, iniciaram-se obras de ampliação.


Esperemos que contrariamente a outros espaços comunitários existentes na Erada,construídos em outros tempos com "suor e lágrimas" das gentes da Erada, estes sejam devidamente aproveitados para o fomento da educação e da cultura de toda a população.